O frescor das ervas finas nos casamentos

Salsinha, cebolinha, manjericão, tomilho, alecrim, sálvia, hortelã entre outras… Ervas frescas são essenciais na cozinha. Elas dão sabor, graça e frescor a todo tipo de preparação. Agora imagina elas todas plantadas numa linda horta e colhidas na hora para a preparação dos pratos. Aqui no Espaço Cantareira os pratos ficam incrivelmente mais saborosos com essa pitada de frescor nos casamentos. E isso faz toda a diferença!

Vou dar aqui algumas dicas de como usar e combinar as ervas que mais utilizamos na nossa cozinha:

SALSINHA – Pique fino e misture ao arroz pronto, ao purê de batatas, coloque folhas inteiras nas saladas (como a de tabule) e na lentilha também fica uma delicia.

MANJERICÃO – Combina com quase tudo né? E sempre fica incrível com tomates. As folhas frescas combinam com doces e salgados, com presunto cru, com macarrão ao alho e óleo, no sanduíche de queijo. É importante saber que o manjericão não gosta de calor, e além do frescor que vai embora, o sabor também. Por isso, deve ser sempre o último a ir para a panela para não murchar e perder o sabor. Ah, o molho pesto de manjericão também é delicioso e super combina com macarrão, tomate cereja e mozarela de búfala.

TOMILHO – É dos assados, das carnes e legumes. Um raminho na frigideira empresta sabor a manteiga ou azeite e deixa os pratos ainda mais saborosos. Ah, vai bem também com abóbora, maçã, cenoura, cebola-todos assados. No molho à bolonhesa e molho de tomate para as almondegas.

 

HORTELà– Use em todas as receitas com ervilhas frescas, em saladas de grãos. Utilize para refrescar a salada de frutas, ou para se aquecer com um chá de hortelã.

ALECRIM – Batata frita, assada rústica, carne de cordeiro, focaccia e outros pães, todos ficam felizes com um pouco de alecrim. O frango com laranja e a costelinha também. Coloque na grelha do churrasco, junto com as linguiças. Fica incrível.

 

SÁLVIA – Em vez de molho de tomates para o nhoque, experimente um molho com sálvia fritinha na manteiga. No frango assados ou grelhado também vai bem.

CEBOLINHA – Corte em fatias finas e polvilhe no peixe frito, no frango grelhado, no tartar de salmão. Corte o talo ao meio no sentido do comprimento, as metades em pedaços de 3 cm e frite no óleo e depois misture com rodelas de berinjelas assadas ou batata doce. Fica irresistível!

Espero que vocês usem e abusem das ervas frescas nas receitas do dia a dia. Ah, e eu também não poderia deixar de compartilhar com vocês a receita do filé de frango com ervas finas que é sucesso nos casamentos aqui do Espaço Cantareira:

 

INGREDIENTES

  • 4 filés de peito de frango
  • sal, alho e pimenta do reino a gosto
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 3 colheres de sopa de cebola picada
  • 1 colher de chá de farinha de trigo
  • ½ cubo de caldo de galinha
  • 1 xícara de chá de água
  • 1/3 de xícara de chá de ervas finas frescas picadas (salsinha, manjericão, tomilho, sálvia, alecrim e cebolinha)

 

MODO DE PREPARO

Tempere os filés com sal, alho e pimenta. Numa frigideira grelhe os filés na manteiga em fogo alto por 3 min de cada lado. Em outra panela, em fogo médio, derreta amanteiga, acrescente a cebola e refogue ate murchar. Polvilhe com a farinha e refogue por 2 minutos. Despeje o caldo de galinha dissolvido na água, aos poucos, mexendo ate engrossar. Acrescente por último as ervas e sal se necessário.

Sirva o frango coberto com o molho e como sugestão, acompanhado de batatas soutes.

About the author: Fê