Casamento Sustentável – O Espaço Cantareira defende essa ideia

Hoje em dia temos uma grande preocupação sobre o impacto social e ecológico causado por uma festa, em especial as de casamento.

As festas de casamento do Espaço Cantareira são pensadas e realizadas de forma mais sustentável e com maior preocupação em reduzir os impactos socioambientais.

Aqui vou listar algumas formas que utilizamos para diminuir o impacto ecológico dos casamentos e dicas que os noivos podem dar para os convidados, claro que sem perder o charme e a elegância das festas:

1. Materiais reciclados e/ou reutilizáveis:

Gostamos muito de usar objetos rústicos ou até com valores sentimentais, desde moedores de café, ferro de passar roupa usado como arranjo floral, relógios antigos (nem precisa funcionar, já é um charme por si só), livros, máquinas de costura, caixotes de feira, garrafas de todos os tamanhos e tipos, malas, toalha de crochê e gavetas! Assim podemos usar a criatividade e por a imaginação para trabalhar! Sempre falamos para as noivas na reunião de organização do casamento trazerem itens de família para serem usadas na decoração e com isso a festa fica super personalizada e intimista.

2. Sugerimos que os noivos presenteiem seus convidados com lembranças úteis:

O interessante é inovar com uma muda de planta, flores, lembranças comestíveis, ou seja, algo que seja realmente útil, assim evitamos desperdícios e todos economizamos.

3. Utilizamos materiais que não gerarão resíduos sólidos:

Sempre que possível evitamos cortar as flores e as plantas para decorar, assim reduzimos resíduos e podemos reaproveitar as plantas vivas. O meio ambiente agradece, as plantas também! E algumas  flores que utilizamos em arranjos depois das festas doamos para lar de idosos e outras instituições.

4. A economia de água e energia:

No nosso cerimonial e festa utilizamos iluminação de LED, equipamentos de som com economia de energia. Além disso providenciamos uma estrutura para que os resíduos possam ser separados e posteriormente reciclados.

5. Orientar os convidados sobre a sustentabilidade:

Isso deve ser feito de maneira sutil sempre. Costumamos sugerir aos noivos a utilização pelos convidados de vans ou micro ônibus para o transporte, ou ainda incentivar a carona solidária/carro compartilhado, explicando a importância de cada uma destas sugestões (segurança e sustentabilidade).

 

O mais importante de tudo é entender que a sustentabilidade, em eventos e em qualquer outra área, não é mais uma tendência, mas sim uma realidade!

 

About the author: Fê